segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

TREINAMENTO DE FORÇA PARA TRIATLETAS - PARTE 2

O treinamento de força é amplamente difundido entre a comunidade esportiva, seja como fator de rendimento e performance ou manutenção das condições mínimas de mobilidade e autonomia mecânica.
Nesta série de publicações propomos de maneira simples informar a respeito dos benefícios dos treinamentos de força em especial o de FORÇA MÁXIMA que nos propomos a falar neste post.

Entende se por FORÇA MÁXIMA como sendo a  maior força que o sistema neuromuscular pode mobilizar através de uma contração máxima voluntária, ocorrendo (dinâmica) ou não (estática) movimento articular.
(Weineck,1999; Platonov & Bulatova, 1998).


Os fatores neurais são os principais responsáveis pelo aumento da força nas primeiras semanas de treinamento com pesos (Fleck e Kraemer, 1997).

O treinamento com pesos será complementar ao trabalho especifico realizado em pista, piscina e bicicleta, devendo obrigatoriamente ser observado a fase em que o atleta se encontra para adequação do tipo de programa neuromuscular a ser utilizado.

Ao trabalharmos com atletas treinados, faço uso da estratégia de carga máxima (ou força máxima) no periodo de base sendo um exercicio para cada grupamento muscular (peito, coxa e costas). Reliza se duas séries de 04 repetições a 90% da CM para peito (supino reto), coxa (agachamento livre ) e costas (remada curvada).

Objetivando o aumento da quantidade de unidades motoras recrutadas em cada movimento assim melhorando a coordenação intra muscular e contração agonista - antagonista (co-cotração) o que proporciona econômia de movimento consequentemente de energia, aumentando a performance final do atleta. Sendo corroborado por Millet at al (2002) ao citar que o treinamento de força de alta intensidade em quinze triatletas produziu efeitos benéficos na economia de corrida e na velocidade do Vo2max.

Reforço que todo trabalho deve ser orientado e acompanhado por um profissional de educação física que possui o conhecimento para avaliar, quantificar e planificar as cargas de acordo com a fase de treinamento visando a melhor performance e manutenção da integridade fisica.

      Fabiano Terra
CREF 0044 61 G / DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário